quarta-feira, 20 de abril de 2016

A responsabilidade ambiental ensinada desde a 1ª infância

Como a personalidade do indivíduo é formada até os 12 anos, a Maestrello Consultoria Linguística vai inserir na bagagem cultural de crianças o ecoprofissionalismo. O trabalho foi iniciado com a formação dos professores da Educação Básica do Colégio Externato Rio Branco, de São Bernardo do Campo (SP), onde a empresa novaodessense trabalha há mais de quatro anos pela aceleração da aprendizagem de aproximadamente 900 alunos.
Ana com uma das participantes da oficina, que estava com seu filho
Depois de apresentar a proposta da Literatura como base para a Educação Ambiental (EA) e para o Empreendedorismo Socioambiental, a startup voltou à escola, no último sábado (16), para desenvolver a segunda etapa do curso de 40 horas que propõe a formação integral dos estudantes para o ecomercado de trabalho.
Ministrada pela linguista e diretora executiva consultoria, Ana Lúcia Maestrello, a oficina contou com a participação de 23 educadoras, que cocriaram as atividades a serem ensinadas no período de alfabetização. “Se com os jovens de Nova Odessa [SP] estimulamos a criação de soluções inovadoras para a conservação hídrica a partir de suas casas, aqui estamos propondo a economia de água na culinária. As crianças vão estudar a pegada hídrica da produção de alimentos até a comercialização dos pratos servidos em restaurantes; essa sensibilização será importante para enraizar no interior delas o respeito para com o meio ambiente e revelar as oportunidades da economia verde, por meio da construção de sociedades sustentáveis”, diz Ana.
Segundo a Psicanálise, a estrutura da personalidade se estabelece aos cindo anos de idade, mas, para o pai do construtivismo na alfabetização, Jean Piaget, ela começa a se formar entre oito e 12 anos. “A transformação pessoal tem sido difícil hoje porque é trabalhada no Ensino Médio, faculdade, pós-graduações e até via coaching, ou seja, num momento em que a pessoa já ‘acredita estar preparada’ para os desafios do mundo. Com a nossa antecipação linguística de conceitos da EA para a formação ecoprofissional, acreditamos que poderemos contribuir por um planeta mais equilibrado e para a felicidade de seus habitantes”, ressalta ela.
“Durante as oito horas formação das professoras e coordenadoras do Externato Rio Branco, notei grande entusiasmo por parte delas, diante do nosso método. Embora a Educação Ambiental seja trabalhada transversalmente há muito tempo no colégio, amarrá-la ao Empreendedorismo Socioambiental e à Educação para o Consumo despertou uma admiração ainda maior pela temática, o que motivou as educadoras a trabalharem todos esses conceitos de forma sistêmica com seus alunos, para desenvolver a formação integral deles”, conclui a diretora.

Mais informações: Ana - (19) 98376-8000 ou analuciamicheli@gmail.com
Coordenação Pedagógica do RB - (11) 4368-0555 ou pedagogico.daniela@rbranco.com.br
          
 
Juan Piva
MTB – 67.378/SP
Assessoria de Comunicação
Maestrello Consultoria Linguística

Nenhum comentário:

Postar um comentário