segunda-feira, 25 de abril de 2016

Prazo para entregar o CAR está terminando e a falta do cadastro significará menos dinheiro

O Laboratório de Pesquisa, Educação e Comunicação Socioambiental (Lapecs-IZ), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), faz um alerta aos donos de propriedades rurais da região que ainda não fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR): “sem o documento = sem dinheiro”, afirma o coordenador do Lapecs, João Demarchi, ressaltando que o prazo para o envio das informações se encerra em dez dias – 5 de maio.
“A liberação de financiamentos agrícolas, pelos bancos, só vai ser possível com o CAR, a partir de 2017. A comercialização dos produtos também será dificultada para quem não fizer o cadastro, além de notificações e multas que já estão sendo previstas”, destaca Demarchi.
Levantamento da Maestrello Consultoria aponta que 15% dos proprietários de Americana ainda não entregaram seus dados. Em Nova Odessa, a situação é ainda pior: 20% faltam se cadastrar.
Cerca de 30% da área total do país não entrou para o CAR. A região Norte está à frente, seguida por Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul, que ocupa a lanterna do registro por conta de indefinições em terras do bioma Pampa.
“O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico contra o desmatamento. Ele auxilia no processo de regularização ambiental das terras, com o levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, delimitação das Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área agricultável consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública”, informa o engenheiro agrônomo da CATI, André Barreto, que tem auxiliado americanenses e novaodessenses quanto ao preenchimento do formulário da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Barreto atende na Casa de Agricultura de Nova Odessa, que, assim como o Lapecs, é sediada no Instituto de Zootecnia – Rua Heitor Peteado, 56, Centro. “Assistência técnica, sindicatos ruralistas e secretarias municipais de Meio Ambiente têm se esforçado para que o Brasil alcance 100% do cadastramento. Vale lembrar que o registro também pode ser feito pela internet, através do site www.sigam.ambiente.sp.gov.br”, diz o técnico da CATI, regional de Piracicaba.

Mais informações: (19) 3476-9814 ou ca.novaodessa@cati.sp.gov.br

           
Juan Piva
MTB – 67.378/SP
Assessoria de Comunicação
Maestrello Consultoria Linguística

Nenhum comentário:

Postar um comentário